quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Essa é pro futuro! Por que não?!


Hehe, olha nós aqui outra vez, depois de um século e meio sem postagens...

Bom, voltei porque queria escrever uma coisa que vem martelando a minha cabeça há um certo tempo. Por que jovem e a massa não gosta de ler, assistir, ouvir jornal? Por que não há interesse nas notícias?

Parecia que tinha um Alien dentro da minha cabeça, se mexendo, revirando... roubando um pouco as ideias do Thiagão, que quando está com a cabeça a mil põe a mão na frente da testa e fica mexendo os dedos, "minha cabeça tá assim oh"... pensava e pensava e fui chegando a algumas respostas.

O jovem e muitos outros não gostam de jornal porque é muito maçante, é sempre tudo igual, a fórmula é sempre a mesma; parece matemática... O que? Quem? Quando? Onde? Como? Por que? A única coisa que muda é a notícia, de resto é tudo igual. Pra ser sincero, até eu, que faço jornalismo, não gosto de jornal... to fudido! Imagina, um estudante de jornalismo que não gosta de jornal!?

Acredito que muitos passam por essa situação... jornal impresso "parece um bloco, sei lá", essas são do Dú! Concordo com ele!

É preciso mudar a linguagem do jornalismo, é preciso chamar mais atenção, criar interesse, vontade, sede por jornal. Por que a publicidade é tão mais interessante? Porque ela muda, cada anúncio é diferente do outro, sempre há renovação de "fórmulas". Outro exemplo é o CQC, que veio com uma linguagem diferente e conquistou o Brasil, e nem por isso deixa de informar, aliás, muito bem por sinal, metendo o dedo na ferida e falando as coisas na cara dos safados.

Minha cabeça continua fervilhando nos últimos tempos, não achei essas respostas em um só dia, que, claro, são opiniões minhas, prontas para serem discordadas.

Posso até tá louco e você pode pensar que dei um tapa na macaca e tals, que tô na brisa, mas nem fumar eu fumo, bl? rs...

São só umas loucuras que passam pela cabeça, loucuras que eu quero por em prática, ou seja, tentar criar uma linguagem que faça o jovem e a massa que não tem interesse em jornal sentir prazer e realmente aprender mais sobre o mundo que nos cerca, porque a função do jornalismo é informar a real situação do que acontece e, atualmente, só quem estuda comunicação ou faz outra faculdade ou tem um grau de noção maior das coisas consegue enterder o que os jornais dizem, e muitas vezes nem eles entendem...

O jornalismo precisa seduzir e ensinar, e se a real função é informar, vamos informar direito!

Porque do jeito que está, não dá para continuar!