segunda-feira, 25 de maio de 2009

Experiência


Estávamos em semana de comunicação na faculdade, vários profissionais do ramo de publicidade e jornalismo marcaram presença na semana, com palestras contaram sobre suas experiências e conquistas que todo estudante de comunicação sonha um dia alcançar.

No dia 21/05 tivemos a ilustre presença do repórter esportivo da Tv Globo Renato Peters, com muito carisma e descontração não desviou os olhos e a atenção de quem estava presente. Nascido no interior de Minas Gerais, Renato iniciou sua carreira nas rádios regionais, mas logo foi para a televisão onde está até hoje. Em Presidente Prudente foi repórter da Tv Fronteira, onde diz ter sido uma ótima experiência e onde ainda tem muitos amigos. Quando saiu do interior direto para São Paulo outra mudança na vida do repórter, optou por especializar-se em esporte, hoje está no Globo Esporte e Esporte Espetacular.

Durante a palestra falou sobre as diversas experiências nas quais já passou, contando à sua maneira o que um jornalista no início da carreira deve fazer, das dificuldades que sempre terá pela frente e de que precisa ter preparação e profissionalismo para passar por cima delas e um dia conquistar o sucesso.

Foi muito gratificante ouvir um profissional como ele, que sabe e gosta do que faz, e para quem quer seguir a área jornalística (meu caso, claro) fica aquela ansiedade e o sonho de um dia conseguir ser um bom jornalista.

Lei antifumo


Foi aprovada, no Estado de São Paulo, a lei antifumo:

"Fica proibido o consumo de cigarro ou qualquer derivado do tabaco em ambientes de uso coletivo, públicos ou privados, total ou parcialmente fechados em qualquer um dos lados por parede ou divisória, mesmo que provisórios, no Estado de São Paulo" (Lei)

"A proibição inclui bares, restaurantes, cafés, shoppings, ambientes de trabalho e áreas comuns de condomínios. É permitido fumar em casa, nas tabacarias, na rua e em cultos religiosos (caso isso faça parte do ritual)." (Retirado da Internet)

"A nova lei aprovada também determinou o fim das áreas para fumantes dentro dos estabelecimentos fechados. Apesar disto, pode-se fumar em varandas e locais abertos dentro ou nas proximidades dos bares e restaurantes." (Retirado da Internet)

Na minha opinião, a lei foi acertada; em partes. Um dos pontos positivos é que a lei visa à melhoria da saúde em ambientes públicos, já que quem não fuma acaba sendo prejudicado pela fumaça alheia. Outro fator positivo é o incentivo dado aos fumantes a parar de fumar.

Já o ponto negativo é a proibição da lei às áreas reservadas aos fumantes. Essas áreas, já que são reservadas, deveriam ser mantidas, pois não prejudicam a saúde dos não-fumantes.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Uma história de lutas e saudades


É um modo de resumir o livro Meninos sem Pátria, que narra a história de uma família do interior de Minas Gerais que se vê obrigada a fugir do país por culpa do golpe militar de 1964. Em uma história de linguagem simples, Luiz Puntel consegue mostrar as dificuldades pelas quais passaram os exilados políticos brasileiros. Narrada por Marcão, um dos filhos do jornalista Zé Maria, é muito emocionante e vai para o lado sentimental do exílio, mostrando o medo, o relacionamento em outros países e o principal, a saudade. Quem tiver oportunidade não deixe de ler, vale muito a pena, confesso que fiquei emocionado no final...

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Uma tentativa


Pronto. Está feito o blog que vinhamos prometendo. Inexperientes no assunto, porém animados para provar a nós mesmos do que somos capazes, de mostrarmos nossas opiniões e debatermos diversos assuntos com quem estiver disposto a compartilhar novas ideias. É uma tentativa, da qual vamos extrair o máximo conhecimento próprio e apresentá-lo a quem se interessar. Iniciando essa jornada e entrando de cara, faremos o possível pra tudo dar certo e agradar, se não a todos, mas a uma boa parte de quem nos visitar. Que venham os comentários...