domingo, 7 de junho de 2009

O outro lado da Copa

Já é de conhecimento de todos que o Brasil sediará, em 2014, a Copa do Mundo de Futebol. Tudo lindo e maravilhoso, é o que a grande mídia transmite ao público. Está difícil assistir, ler ou ouvir alguma visão diferente sobre o assunto nos grandes meios.

Dia 31/05 foram anunciadas as cidades-sedes da Copa, são elas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Cuiabá, Salvador, Natal, Manaus e Fortaleza.
Pois bem, para sediar uma Copa a Fifa apresenta várias exigências, fazendo com que não só os estádios como também a infraestrutura das cidades sejam melhoradas. E de onde vem o dinheiro para as reformas? Uma paçoca para quem adivinhar...é isso aí, do nosso bolso! Os valores dos projetos vão de 150 milhões de reais (estádio Arena da Baixada, em Curitiba) até 580 milhões (estádio Vivaldão, em Manaus), fora a infraestrutura que precisa ser construída. Além disso, as estimativas sobre valores nem sempre são corretas, um exemplo foram os Jogos Panamericanos de 2007 no Rio de Janeiro, onde giravam em torno de 500 milhões de reais e estima-se que foram gastos 4 bilhões.

Os motivos positivos alegados para a realização da Copa são o aumento de emprego, de fluxo turístico, a revitalização de áreas urbanas e garantia de investimentos de peso no país.
Bom, muito bom...mas a Copa indo embora os empregos vão junto. Revitalizar áreas urbanas, acho que não é preciso esperar uma Copa para isso acontecer. Dados de Copas anteriores mostram que o PIB nacional cresce entre 1,3 e 3,1%, com exceção no Japão, onde o PIB teve um decréscimo de 0,3%.

Tudo certo, reformado e ajustado, a Copa do Mundo está rolando...estádios lotados, todo mundo animado com os jogos...aí eu pergunto: Que tipo de público estará presente nos estádios? O trabalhador que acorda cedo, pega 2 ônibus para chegar ao trabalho e ganha 2 salários mínimos ou o executivo e o dono de empresa? É claro que é o rico...a Copa custa caro e é feita para quem tem dinheiro, a mesma pessoa que assisti a uma Copa na Alemanha assisti no Brasil, não é porque estaremos próximos do evento é que poderemos participar dele.

Maravilha! A Copa acabou, os jogos se vão e ficam os estádios, todos chiques e bem arrumados...Morumbi (São Paulo), Maracanã (Rio de Janeiro), Mineirão (Belo Horizonte), Beira-Rio (Porto Alegre) e Arena da Baixada (Curitiba), estádios famosos, que recebem jogos importantes. Mas e os estádios de Cuiabá e Manaus, como vão ficar, com toda a tradição que os estados de Mato Grosso e Amazonas tem? Vão ficar às moscas...

Para finalizar, clique aqui para conhecer os projetos e custos dos estádios brasileiros.

2 comentários:

Fábio Borba André disse...

Vão-se os jogos, ficam as dívidas neh... Aposto como também na época da Copa teremos segurança reforçada, bons atendimentos hospitalares, melhoria nos transportes públicos. Acredito que depois da Copa pode ser que ainda nos sobre as melhorias do metrô ^^

Parabéns pelo trabalho pessoal... divulguem... vendam... e confiem no trabalho de vocês... abraço

Unknown disse...

Essa matéria foi lega, Murilão! É o jão,o pedagogo, O gostoso, como preferir, seu brither do curso da polícia temporária infernal, quem está postando o comentário. Parabéns! =]